Normas Para Cabeamento Estruturado

Normas Para Cabeamento Estruturado

O cabeamento estruturado é um plano de construção unificado para uma infraestrutura de rede independente nos mais diferentes serviços, como voz ou dados são transmitidos. Dando as possibilidades cabíveis também para mudanças de uma geração de inovações tecnológicas, caso desejar, sendo importante lembrar também da certificação de cabeamento estruturado.

Baseado em uma estrutura de cabeamento comum esse contém reservas e pode ser usada independente da aplicação. Por isso, é muito comum usar a mesma fiação para a rede local e a telefonia.

Cabeamento Estruturado

Conheça mais sobre as normas e padrões:

Normas e padrões citados em projetos e em instalações de cabeamento incluem aquelas publicadas pela ANSI/TIA, como a 568 e a 569, e pela ISO, como a 11801. Nos padrões ISO, as normas são válidas em todo o mundo, a estruturação ocorre na forma de níveis hierárquicos em áreas, sendo:

  • Cabeamento primário: fornece a fiação de edifícios individuais uns com os outros. A área principal geralmente cobre longas distâncias, altas taxas de transferência de dados e um pequeno número de estações.
  • Cabeamento secundário: fornece o cabeamento de andares e andares individuais dentro de um edifício.
  • Cabeamento terciário: fornece a fiação de distribuidores de piso ou chão para a caixa de junção. Enquanto um gabinete de rede com painel de conexões está localizado no distribuidor de piso, o cabo termina na estação de trabalho do usuário em uma caixa de junção na parede, em um duto de cabo ou em um tanque de piso com saída.

A norma para cada cabeamento estruturado

Sistemas de cabeamento estruturado são especificados para edifícios comerciais e para data centers (ABNT NBR 14565) e sistemas de cabeamento estruturado para residências (ABNT NBR 16264). Há outras duas normas ainda não publicadas e designam os caminhos e espaços para cabeamento estruturado e planos industriais.

Logo informaremos!

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *