O que é o sistema ERP?
Empresas com grande produção, movimentação e prestação de serviços e produtos necessitam de um controle sistemático e robusto no seu Sistema de Informação.
As atividades não podem parar e é para isso existem as soluções E.R.P. , sigla para Enterprise Resource Planning , ou seja, o planejamento de recursos para empresas , os disponíveis e necessários.
As áreas funcionais clássicas de um sistema ERP trazem, por exemplo, a administração de materiais (suprimento, armazenamento, programação, avaliação), produção através de controle de pedidos, finanças e contabilidade, controladoria, enfim.
Esses são sistemas desenvolvidos para controle de vários departamentos e processos com uma grande complexidade no desenvolvimento e manuseio do programa em geral.
A importância de um ERP nas empresas
O sistema ERP se destaca como software corporativo em planejar e controlar fatores operacionais de produção de maneira mais eficiente possível .
Utilizando recursos materiais, de capital, mão de obra e gestão pessoal.
A estrutura e o tamanho da empresa normalmente determinam os requisitos para as áreas funcionais , bem como o volume de investimento necessário para hardware, licenças e implementação.
Em primeiro lugar é preciso avaliar cada quesito das áreas de atividades e consolidar a necessidade ao nível de cada grupo, considerando quais áreas funcionais devem ser implementadas e em qual ordem.
Uma solução em gestão de materiais serve para representar o sequencial de mercadorias no processo de negócios de uma empresa. É, portanto, limitado às áreas de armazenamento, logística e agendamento. Além disso, o software ERP se concentra na programação e na integração de todos os dados relevantes para todo o planejamento de recursos.
Os atuais programas e variantes do E.R.P devem ser apresentados num processo de seleção que auxilie a sua tomada de decisões certas para o seu negócio final.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!